LinkedInFacebookWhatsApp
Planejamento na produção – sua empresa precisa?

Otimizar a produção, garantindo a eficiência do processo produtivo e aprimorar a utilização dos recursos pode gerar diversos benefícios. O planejamento na produção pode fazer isso pela sua empresa.

Toda atividade produtiva pode demandar organização e planejamento, porém, as empresas de produção em série ou que possuem coleções por tempo determinado precisam ter uma atenção especial. Saiba mais sobre a importância de um bom planejamento na produção e suas vantagens.

Planejar é uma ação realizada sempre com o objetivo de proporcionar que certas atividades possam ocorrer de forma correta, evitando possíveis problemas ou imprevistos que possam atrapalhar o resultado final.

Quando pensamos sobre o planejamento na produção, estamos nos referindo a uma atividade responsável por prever a quantidade de material que será utilizado, o número de peças disponíveis, quais materiais precisam ser repostos, dentre outras informações.

Cada um desses itens é importante para garantir o bom funcionamento da linha de produção, evitando situações que possam causar danos ou prejuízos para a empresa, e garantindo a qualidade do produto, a entrega pontual e o melhor custo-benefício.

Benefícios de um bom planejamento na produção para a empresa:
Vamos listar aqui os benefícios que uma empresa bem organizada e com um bom planejamento pode desfrutar.

Previne a falta de componentes: O planejamento na produção é importante para evitar a falta de componentes, visto que a falta de uma peça durante a produção em série pode ocasionar grandes prejuízos para a empresa, como paradas não programadas e atrasos de entrega.

• Evita o desperdício de peças: Assim como a falta é prejudicial, o excesso de componentes pode significar também um gasto desnecessário, e que pode ser evitado com o planejamento na produção.

• Controle e identificação do material disponível: Quando a empresa investe em um setor específico para cuidar do planejamento, é possível ter um maior controle sobre os materiais disponíveis, de forma que eles possam ser identificados e devidamente utilizados quando necessário. Evitando acesso recompras desnecessárias ou falta de matéria-prima.

• Integração do processo de produção: O processo de produção acaba por ocorrer de forma segmentada, porém, considerando que cada área precisa dos serviços das demais, um bom planejamento na produção pode ser importante para integrar todo o processo. Essa integração pode proporcionar um trabalho muito mais eficiente, e diminuir as chances de problemas e erros virem a ocorrer.

• Maior eficiência do processo produtivo: Este é um dos maiores benefícios do planejamento na produção, pois irá permitir uma maior eficiência da atividade produtiva. O controle dos materiais, a garantia de componentes em quantidade adequada e a identificação de possíveis necessidades é fundamental para que a produção possa ocorrer de forma organizada e eficiente.

Produção mais eficiente, sem desperdício
Um dos maiores problemas das linhas de produção hoje é o grande desperdício de material, resultado da falta de planejamento.

O desperdício além de significar prejuízos para a empresa, como desequilíbrio do fluxo de caixa, representa ainda um mal aproveitamento de recursos de maquinário e mão-de-obra, e até mesmo problemas de qualidade.

A melhor forma de garantir uma produção mais eficiente é investindo no planejamento na produção.
Investindo na organização para um planejamento adequado.

Agora que você já sabe como pode ser importante o planejamento na produção para garantir o bom funcionamento da atividade produtiva, não deixe de investir em estratégias e ferramentas de planejamento.

Existem diversas ferramentas que podem ajudar a resolver estes problemas. Se você possuir o interesse em implantar um sistema que proporcione eficiência produtiva, entre em contato conosco. Podemos te ajudar a esclarecer e a entender melhor sobre esse processo.

SOBRE A GROUP
Somos uma empresa brasileira e gaúcha que visa fornecer aos seus clientes, sistemas de gestão para ajudar organizações a terem mais autonomia, pois necessita apenas de acesso à internet. São vários módulos em um só sistema e o melhor é que o manuseio é facilitado. Dessa forma, você pode acompanhar cada movimento da sua empresa com precisão, reduzindo desperdícios e eliminando custos desnecessários.

Entre em contato.
\ Fone: (54) 3701-4044
\ Site: www.groupsistemas.com.br

já pensou em receber dicas de gestão?

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

este site
usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!