LinkedInFacebookWhatsApp
Por que vender na B2W?

Você já fez alguma compra no Submarino? E na Americanas.com? Ou, quem sabe, no Shoptime? Se sim, você já esteve em contato com a B2W Digital, proprietária dessas 3 plataformas de marketplace e um dos maiores nomes no e-commerce brasileiro, que já vinha crescendo nos últimos anos e foi catapultado em 2020 com a pandemia do novo Coronavírus.

A história da empresa começa em 1999, com a criação da Americanas.com e do Submarino, depois a compra do Shoptime em 2005, mas só nasceu mesmo em dezembro de 2006, quando ocorre uma fusão entre as duas primeiras marcas citadas, ganhando o nome de Grupo B2W.
Antes de explicarmos melhor o porquê vender na B2W, você sabe a diferença entre e-commerce e marketplace?

Diferença entre e-commerce e marketplace

Em tradução para o português, e-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, as lojas que vendem produtos online, sejam elas revendedoras ou fabricantes. As negociações acontecem diretamente entre a loja virtual e o consumidor final.

Já o marketplace pode ser traduzido como “lugar de compras”, comparado a um shopping center online. São várias lojas juntas, só que em ambiente virtual. É também considerado um serviço oferecido para empresas que desejam ter uma plataforma em comum para disponibilizar produtos, tendo um intermediário nas transações com o cliente.

Vantagens de vender na plataforma B2W

Por se tratar de uma das maiores plataformas marketplace do Brasil, a empresa recebe mais de 2 bilhões de visitas por ano entre as suas 3 lojas, e cada uma tem sua vantagem competitiva de mercado. São elas:

Americanas: A loja mais querida da internet e nº 1 do Brasil.
Submarino: Marca líder em inovação e referência de tecnologia.
Shoptime: Maior home shopping da internet brasileira.

Dessa forma, os mais de 17 milhões de clientes ativos na plataforma sabem que podem encontrar os seus produtos preferidos tanto na Americanas, quanto no Submarino ou no Shoptime, porém, com suas preferências, podem fazer o cartão de crédito da loja favorita e sempre comprar por lá.

Além do crédito, onde mesmo que o cliente parcele as compras, o vendedor recebe de forma integral, a B2W também proporciona aos lojistas publicidade e logística como atrativos, melhorando a experiência das indústrias ou comércios que optam por vender através da plataforma.

Conhecimento também é um grande ponto relevante quando falamos em B2W. A empresa faz questão de disponibilizar conteúdos para ajudar os seus parceiros a ter uma gestão mais otimizada e vender mais na internet.
Qual a comissão para isso? Atualmente, a comissão praticada é de 16% em todos os segmentos de mercado, nos 3 sites.

Por que vale a pena vender em um marketplace?

Além do grande número de visitas que os marketplaces concentram pela sua variedade de produtos e preços diferentes, trazendo mais visibilidade para a sua empresa, são plataformas que estão ao seu lado para que tenham um crescimento juntos.

Ainda existem outros grandes players do mercado aqui no Brasil, como a MadeiraMadeira (mais voltada ao moveleiro), Via Varejo, Colombo, Magalu, entre outros, nichados e também mais amplos.

AME Digital

 Separamos uma sessão especial deste artigo para falar sobre a AME Digital, empresa de cashback que faz parte do Grupo B2W. Isso porque, atualmente, a AME é uma das maiores apostas do Grupo para o mercado, que começou proporcionando cashback para os clientes da Americanas, Submarino e Shoptime, mas hoje migra até para o meio físico através de parcerias com marcas como a rede de postos Petrobrás (BR).

Com a AME, todos os vendedores da plataforma B2W foram afetados, direta ou indiretamente, afinal, mesmo que os grandes percentuais de cashback sejam para empresas muito grandes como a Samsung, o fato de um consumidor ter a preferência por comprar ali é uma chance a mais de o parceiro vender.

Da sua empresa para o consumidor final

O intermédio negociações é feito pela plataforma, facilitando o relacionamento entre a sua empresa e os clientes. No momento da compra, a plataforma se responsabiliza pela checagem dos dados do comprador, evitando fraudes.

Análise concluída, sua empresa recebe o pedido, fábrica ou separa o produto e o envia para o cliente. Você também será acionado em caso de trocas, devoluções ou cancelamentos e receberá o dinheiro de volta.

Conclusão

Com o aumento das vendas online, especialmente nos tempos atuais, é imprescindível que as empresas estejam presentes também nestes canais, vendendo diretamente para os consumidores finais dos seus produtos. Esta operação aumenta a visibilidade da marca, a lucratividade e o alcance da empresa para todo o território nacional.

Contar com o Grupo B2W para fazer isto tem muitas chances de assertividade, afinal, estamos falando de um conjunto de empresas que faturou mais de R$18bi em 2019, tem uma operação sólida e proporciona muito apoio para os vendedores que optam pela sua plataforma. E além de contar com a B2W, você pode contar com o nosso sistema Group ERP Web para ter uma gestão inteligente do seu negócio e integrar diretamente com a plataforma.

Dica importante: uma vez associado a plataforma, sua empresa deve manter os dados e os anúncios dos produtos atualizados. Sempre preze pela qualidade no envio dos seus produtos para garantir a satisfação do cliente e também ganhar avaliações positivas no site.

Nosso sistema Group ERP Web dispõe soluções completas para a gestão de Indústrias, Comércios e Prestadores de Serviços, integrando todos os setores de maneira inteligente, prática e eficiente. Através do Group ERP Web é possível gerenciar Pedidos, sejam eles vindos pela B2W ou das suas vendas próprias; emitir Nota Fiscal Eletrônica, gerenciando o Faturamento; controle de estoque; no caso de indústria, planejamento de produção; configurador de produtos; engenharia de processos; custos; e o gerenciamento administrativo, comercial e financeiro completos.

Além de personalizações, conforme a demanda da sua empresa.

O Group ERP Web é concebido sobre plataforma web, possibilitando o gerenciamento dos seus processos de negócio e tomadas de decisões informadas sem infraestrutura de TI de alto custo. Podendo ser utilizado em qualquer computador com conexão a internet – assim sua mão de obra vinculada ao sistema de gestão pode otimizar o desempenho em qualquer lugar, a qualquer hora.

Uma das vantagens do nosso ERP é a contratação individual, pagando somente pelas funcionalidades contratadas. Gostou?

Ainda ficou com dúvidas? Entre em contato para te ajudarmos.

54 3701-4044 | 54 996424878 (WhatsApp)
group@groupsistemas.com.br

já pensou em receber dicas de gestão?

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

este site
usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!