LinkedInFacebookWhatsApp
10 Benefícios do Planejamento e Controle de Produção

Saiba porque implementar o PCP é tão importante para sua indústria e pegue algumas ideias para aplicar no seu negócio!

Quando a produção de uma indústria é mal estruturada, as falhas nos processos são evidentes. Por envolver etapas ligadas e dependentes, o desempenho da Produção acaba por prejudicar outras áreas empresariais.
Dessa forma, para organizar a produção é preciso sistematizar e gerenciar as atividades das áreas envolvidos com a fabricação dos produtos.
Fazendo o bom uso dos recursos operacionais da produção, é possível trazer mais eficiência para o chão de fábrica e melhorar o desempenho geral da empresa. Para atingir essa realidade, é implementado nas indústrias o Planejamento e Controle de Produção. Você verá as vantagens em breve neste artigo.

Primeiro, como funciona

O Planejamento de Produção programa os recursos a serem utilizados na produção, determinando também o prazo para a conclusão do ciclo de trabalho.
O Controle, por sua vez, faz o monitoramento da produção e é a etapa que permite identificar e corrigir os erros durante o processo produtivo.
O papel de ambos é fundamental para manter a Produção organizada e coerente com os prazos, garantindo faturamento e capital de giro para dar sequência aos ciclos produtivos.
A seguir, conheça 10 benefícios do Planejamento e Controle de Produção!

1. Garantia de matéria-prima na fábrica

Com o Planejamento da Produção fica muito mais claro acompanhar o uso de matérias-primas e prever a falta de componentes.
Colocando lado a lado o saldo de estoque dos insumos com a quantidade de componentes solicitados para produção de cada pedido, o PCP consegue identificar quais componentes estão com maior demanda, evitando a ausência de peças durante o processo de produção.
Por isso, o Planejamento ajuda a gerenciar a compra e a previsão de entrega das matérias-primas, sempre com base na demanda, para que os insumos não faltem ou fiquem parados. Isso evita prejuízos para a empresa, decorrentes de paradas não programadas e de atrasos de entrega.

2. Estoques organizados

O Planejamento de Produção também colabora para que os estoques estejam sempre organizados e coerentes entre seus dados e os produtos físicos. Toda matéria-prima ou produto que sair ou entrar no estoque será registrado.
Dessa forma, com o planejamento é possível identificar os insumos, o que torna a localização de um componente muito mais rápida.
Sem contar que com as informações interligadas no Planejamento e Controle de Produção, os estoques estarão atualizados, evitando a falta ou o excesso de material.

3. Produção mais econômica

Ao ter a produção planejada, é possível saber exatamente quantos recursos serão demandados, evitando assim o desperdício de componentes e também de horas de trabalho da equipe.

4. Redução ou eliminação de paradas no processo produtivo

Outra vantagem do Planejamento está em guiar as equipes em manter o fluxo de trabalho constante.
Assim, as equipes não ficam paradas esperando informações ou materiais, e o mesmo ocorre com as máquinas – quando menor for o tempo parado, melhor será para o desempenho industrial.

5. Integração total do chão de fábrica

Mesmo que o processo produtivo é fragmentado e várias etapas se desenvolvem de forma simultânea dentro da fábrica, cada área depende do trabalho de outras até chegar ao produto final.
Assim, nada melhor do que ter essa comunicação planejada e estruturada através do Planejamento de Produção. A integração das equipes e dos processos tem o objetivo claro de facilitar o trabalho do chão de fábrica e evitar possíveis enganos.

6. Diminuição do setup – tempo de preparo das máquinas

O Planejamento é essencial para aumentar a eficiência da produção, principalmente quando ele é capaz de reduzir o setup dos equipamentos utilizados.
Através do planejamento, as máquinas são configuradas para executar a mesma função o maior número de vezes dentro de um determinado período. Ou seja, as funções são agrupadas para que seja possível produzir a mesma peça ou realizar o mesmo procedimento sequencialmente, sem paradas.
Isso porque, cada vez que a máquina é reconfigurada para executar uma nova função, há uma perda de tempo produtivo, o que diminui a eficiência da Produção.

7. Capacidade de Produção

A capacidade de produção envolve matérias-primas, maquinário e equipe. Conforme aumenta a demanda, torna-se necessária a contratação de pessoal, abertura de turno de trabalho ou compra de novos equipamentos – e é com o Planejamento e Controle de Produção que essas necessidades são apontadas.
Por isso, aqui é importante ficar sempre atualizado com o setor de vendas e de estratégia da empresa. Se a indústria está se esforçando para ampliar as vendas e à medida que os pedidos aumentam, o responsável pelo planejamento deve ficar de olho para organizar a médio e longo prazo a produção industrial (compra de novos equipamentos, por exemplo).

Baixe o Guia Eficiência na Produção clicando aqui

8. Pedido entregue no prazo

Já que o planejamento atua com a garantia das matérias-primas, estoques organizados, produção ágil e sem paradas devido a menor taxa de setup e ainda auxilia na integração dos setores, o resultado de tudo isso é ter o pedido entregue no prazo.
Além de não atrasar a entrega do produto, com o planejamento bem estruturado também é possível determinar prazos precisos para os clientes, o que conta pontos na hora de fechar os negócios.

9. Calcular a eficiência da empresa

Você sabe quanto tempo sua indústria leva na produção de cada produto?
Quais são os componentes mais utilizados?
Qual componente fabricado está tomando um tempo elevado de produção que poderia ser terceirizado?

Bom, o Planejamento e o Controle de Produção podem entregar essas respostas facilmente.
Esses são alguns exemplos de dados valiosos para os gestores, uma vez que são capazes de indicar mudanças positivas no processo produtivo. Sendo assim, o Planejamento e Controle de Produção impacta diretamente no lead-time da indústria (o tempo levado entre o recebimento de um pedido e a entregada do produto final).

Se você sabe que aquele componente é o que mais tem demanda, porque não renegociar com fornecedores e comprar uma quantidade maior por um preço mais acessível?
Se a fabricação de um determinado modelo de sofá, por exemplo, está exigindo muito tempo de produção, o que pode ser alterado no processo para agilizar a fabricação?
Não seria vantajoso terceirizar parte da produção para ganhar mais eficiência?

Por isso o Planejamento e Controle de Produção tem grande relevância e tem sido levado com mais seriedade pelos gestores. Ainda mais quando percebem o impacto no setor financeiro principalmente.

10. Garantia de recebimento

O Planejamento e Controle de Produção respiga nas finanças da empresa sempre, e com ele os problemas de não recebimento podem ser evitados. Assim, a gestão financeira torna-se mais organizada também, sem grandes sustos.
Afinal, é um ciclo do processo produtivo que resulta no recebimento. Acompanhe o raciocínio: se não houver atrasos na matéria-prima, a empresa pode planejar o lead-time da produção (tempo entre a ordem de produção e o produto finalizado), ou seja, executa o processo de produção normalmente porque tem material e recursos disponível para trabalhar. Sendo assim, com o produto entregue ao cliente, o faturamento acontece na data efetiva, gera contas a receber, de acordo com o que foi negociado no pedido.

Como facilitar o Planejamento e Controle de Produção

 

Agora que você viu as 10 vantagens do Planejamento e Controle de Produção, você vai entender quais ferramentas são necessárias para que a indústria realmente aproveite desses benefícios em favor do negócio.

Toda indústria busca um software ERP ideal. Um sistema de gestão para indústria é desenvolvido para fazer com que o PCP não tenha que se estressar em conferir os movimentos de estoques, nem perder tempo atualizando informações. O sistema é capaz de fazer tudo isso de forma automática.

Vamos pegar o sistema Group Web como exemplo. Com a entrada dos pedidos, começa a geração de ordens de produção.

Primeiro, os produtos a serem fabricados são estruturados no Configurador de Produto, onde é possível definir as variações de modelos, tamanhos, cores ou qualquer outra variação. Já na Engenharia de Produção será estabelecido por quais processos as matérias-primas vão passar durante a fabricação.

Então, a partir das ordens geradas com base nos pedidos, o sistema calcula tudo de forma automática, movimentando as matérias-primas dos estoques – que são identificadas na ordem de produção – para iniciar a fabricação dos produtos.

“O ERP ajuda a informar o PCP sobre a real quantidade de cada componente do produto que precisa para ser produzido, gerando cálculos de estoque de segurança de cada componente. Ele consegue verificar se o saldo de cada componente coincidirá com a data de entrega de cada fornecedor de insumos, por exemplo”, destaca Rodrigo da Ré, Consultor em Implantação da Group Sistemas de Gestão.

Ao final de cada processo, são realizados os apontamentos de produção, onde é indicado o caminho para as peças ou o produto seguir na fábrica – dados importantes para o Controle. Ordens concluídas, o sistema automaticamente conecta ao Faturamento, onde notas fiscais e boletos são emitidos e encaminhados ao cliente.

O caminho do produto segue para a expedição e logística, que pode ser feita pelo sistema também, e termina chegando no prazo correto para o cliente. De novo, pedido entregue no prazo, a chance de o pagamento atrasar é menor, garantindo as receitas da indústria.

“O sistema de gestão ajuda a tomar decisão estratégica de capacidade de produção para uma possível aplicação fabril. Com ele ocorre uma automação intensa na fábrica, capaz de sanar gargalos de produtividade”, complementa Da Ré.


 

Gostou do conteúdo? Leia também PCP – primeiros passos para ser um expert em Planejamento e Controle de Produção

Se você quer saber mais sobre o Planejamento e Controle de Produção através de um sistema de gestão completo, nossa equipe pode te ajudar!

Mande sua mensagem que entraremos em contato com você!
marketing@groupsistemas.com.br | 54 992068476

Ou ligue 54 3701.4044

já pensou em receber dicas de gestão?

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

este site
usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!