LinkedInFacebookWhatsApp
4 métodos ágeis para ajudar na gestão da sua empresa

De maneira geral, toda empresa busca aumentar a produtividade de seus times e setores internos, visando ter maior eficiência no cumprimento de prazos e eficácia nas entregas de serviço. Mas, como fazer isso? – Bem, a utilização de metodologias ágeis pode te ajudar.

Nesse artigo, nós vamos falar sobre como elas podem ajudar nos projetos do seu negócio!

 

Cultura organizacional

Antes de falarmos diretamente das metodologias ágeis, é essencial que haja o entendimento de que existe uma grande importância no aspecto cultural do negócio que torna mais fácil – ou difícil – a implantação de agilidade na resolução das tarefas.

É importante que exista uma cultura de processos internos que, aliados à utilização de tecnologia, estimule a produtividade das equipes, pois dessa forma a gestão fica mais próxima de alcançar efetividade na utilização dos métodos ágeis.

O aspecto filosófico da organização é o pilar que a sustenta.

 

O que são metodologias ágeis?

Metodologias ágeis são um conjunto de técnicas que buscam acelerar as entregas dentro de um determinado projeto. Elas contribuem para o processo de gestão de projetos, fracionando uma tarefa maior em partes menores, com prazos mais curtos e entregas ao cliente mais constantes – o que possibilita a correção de
possíveis erros de maneira mais rápida.

Este método também busca integrar a comunicação entre equipes, fazendo com que sigam objetivos em comum, o que pode otimizar os processos e aumentar a produtividade do negócio.

Abaixo, citaremos 4 das metodologias mais utilizadas. É importante ressaltar que nenhuma é melhor que a outra, mas talvez se adapte melhor ao seu modelo organizacional.

 

Scrum

 

O Scrum otimiza os procedimentos entre as equipes, aumentando a produtividade e a assertividade na realização das tarefas. Neste método ágil, é

importante que o líder do projeto conheça as qualidades e defeitos de seu time, para que defina os papéis que cada um vai desempenhar sem cometer equívocos.

Feito este processo, ele deve criar listas de objetivos para cada um dos membros da equipe e definir a periodicidade das reuniões – ou sprints – buscando garantir que a entrega seja feita com antecedência e apresentando resultados de excelência.

O método é conduzido através de cerimônias com o objetivo de aumentar a produtividade e assertividade na realização de tarefas. No Scrum um projeto é divido em pequenos ciclos (sprint), permitindo que uma parte do produto seja entregue ao final de cada ciclo.

Lean

 

Também conhecida como metodologia enxuta, a Lean propõe utilizar somente os recursos necessários para realização do processo. Tem finalidade de identificar e eliminar desperdícios dentro de uma organização ou mesmo dentro de um projeto.

É um método que reduz os custos e a complexidade das atividades, sendo indicado para projetos reduzidos e mais objetivos, sendo muito utilizado em startups.

 

Kanban

 

Sendo um dos métodos mais ágeis e simples, o Kanban oferece uma visão ampla do que está sendo desenvolvido nas tarefas – e pode ser utilizado em diversos tipos de projeto.

O método é dividido em etapas de evolução de atividades, sendo elas:
● To do: precisam ser realizadas;
● Doing: estão sendo realizadas;
● Done: já foram finalizadas e aprovadas pela equipe;

É importante que essas listas sejam acompanhadas constantemente, para evitar
atrasos nos projetos.

 

Smart

 

O método SMART é uma boa alternativa para criação de projetos, seguindo cinco pilares:

● Specific: as metas traçadas devem ser específicas.
● Measurable: as metas devem ser mensuráveis com números exatos, para
comprovar a eficiência do processo.

● Attainable: as metas devem ser alcançáveis, mesmo que sejam desafiadoras.
● Relevant: as metas devem ser relevantes para o resultado dos processos ou
da empresa.
● Time-related: as metas devem ter um prazo de entrega, visando estimular a
equipe.

 

Quais as vantagens das metodologias ágeis?

Agora que você conhece algumas das metodologias ágeis, vamos falar sobre as vantagens de implantá-las no seu negócio. Algumas das vantagens são:

 

Aumento da produtividade

Com os processos flexibilizados e voltados à eficiência nas entregas, as equipes trabalham com maior liberdade e foco na realização da tarefa, aumentando a produtividade geral do negócio.

 

Melhora na comunicação e colaboração entre as equipes

De maneira geral, é comum que se trabalhe em equipe quando em uma empresa. Estando em uma
equipe que se utiliza de métodos ágeis para realização de processos, é essencial uma comunicação clara  para que o projeto caminhe na direção desejada.

Além disso, também promove estreitamento de laços entre as pessoas do time, o que faz com que todos trabalhem de forma mais harmônica.

Aumento na satisfação do cliente

Com a melhora na agilidade nos processos, as entregas tendem a ser mais rápidas e direto ao ponto. Trabalhar mais inteligente faz com que as metas estabelecidas sejam mais claras e que os projetos realizados tenham tendência a agregar mais valor final ao cliente, o deixando mais satisfeito.

E essas foram nossas dicas no artigo de hoje.

Trabalhe com mais inteligência e velocidade com a utilização das metodologias ágeis no dia a dia do seu negócio e veja os resultados na prática!

já pensou em receber dicas de gestão?

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

este site
usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!