As consequências negativas na falta de um planejamento estratégico podem não parecer imediatas, mas com o tempo, se fazem intrínsecas na gestão e vão distorcendo o processo de autoconhecimento do seu negócio, como pontos fortes, fraquezas, bem como as oportunidades e as ameaças.
A necessidade de desenvolver ações de médio e longo prazo está ligada diretamente a um bom planejamento estratégico. Com ele, é possível definir metas organizacionais e atingir o desempenho necessário para gerar certos resultados, como ganhar destaque no mercado de atuação.
Mas como elaborar metas atingíveis para a empresa?
Meta vs Objetivo
Pode parecer a mesma coisa, mas meta e objetivo são termos que possuem significados de ação diferentes. Por exemplo, para que o seu negócio se desenvolva e alcance números cada vez maiores, é preciso traçar metas, que são os passos para chegar no objetivo. Ou seja: o objetivo é onde queremos chegar e a meta é o caminho a ser percorrido para alcançar esse objetivo.
As metas precisam ser bem definidas, de maneira que seja uma bússola para todos colaboradores envolvidos, e assim aconteça o condicionamento para obter o maior esforço possível para alcançar a meta e consequentemente atingir o objetivo mensurado.
Uma equipe bem engajada garante melhor produtividade e desempenho para alcançar resultados, lembre-se que as metas precisam ser realistas e os critérios para buscar a meta precisam ser atingíveis, dessa forma o valor do trabalho será muito mais reconhecido.
Estabelecendo metas de maneira prática
Existem algumas maneiras simples e eficientes para elaborar metas para atingíveis para a empresa. Para isso, opte por metodologias reconhecidas assim os processos ficam reduzidos e dinâmicos desde o momento da concepção até a finalização da ideia. O mais indicado sempre será a metodologia que te desperte interesse.
A comumente mais usada é a metodologia SMART, com as seguintes características: conjunto de metas específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R), e com estabelecimento de prazo (T).
Para formar um conjunto de questões para elaborar um plano de ação de forma rápida e eficiente, existe a Metodologia 5W2H, seu principal propósito é a definição de tarefas eficazes e seu acompanhamento, de maneira visual, ágil e simples. Nela, é entendido quem (who), quando (when), porquê (why), o que (what), onde (where), como (how) e quanto (how much).
Já o modelo de gestão pela Metodologia OKR (Objectives and Key Results) busca estabelecer direções claras para alcançar os números que indicam o crescimento de um negócio. Nele, é estabelecido o objetivo e o indicador que vai indicar a distância do ponto atual e o resultado desejado.
Procure entender os aspectos que mais impactam no seu negócio. Assim, fica mais fácil se organizar para construir uma jornada assertiva rumo aos seus objetivos.
Conheça o seu negócio
A organização e o conhecimento do seu próprio negócio estão diretamente relacionados com a definição das metas, é preciso um trabalho completo de gestão e engajamento.
Para isso é importante conhecer cada um dos colaboradores envolvidos, designando atividades dentro da área de cada um, dando o devido reconhecimento àqueles que alcançarem as metas e premiando o alcance de resultados e o comprometimento com a empresa.
Para que o empreendimento seja bem-sucedido, mantenha-se positivo e transmita confiança, a visão de futuro é o que fará a diferença!
O melhor caminho para pensar em estratégias cada vez melhores e continuar a alavancar resultados no futuro é elaborando metas. E aí, agora você está pronto para traçar suas metas mais capazes de ser atingidas?