Que o ERP é uma ferramenta muito útil e importante para qualquer negócio, você já sabe. Através dele é possível levantar informações, possibilitando a realização de diagnósticos aprofundados sobre a empresa, que levam a tomadas de decisão estratégicas por parte dos gestores das mais diversas áreas do negócio.
Mas, como melhor utilizá-lo a favor da organização? Quais são as melhores práticas? Como inseri-lo na cultura do negócio?
Pensando nestas questões, criamos este artigo com algumas dicas para te ajudar!
Mas, o que são boas práticas?
Quando falamos de boas práticas atreladas ao bom uso do ERP em um negócio, falamos da utilização de técnicas ou processos de gestão que visam maior aproveitamento do que a ferramenta tem a oferecer, afinal, quanto melhor o uso do sistema, mais a empresa tem a ganhar.
É importante que as boas práticas sejam entendidas como o buscar por um ideal de funcionamento dos processos, adaptando-as ao contexto de cada empresa e abarcando as diferentes demandas possíveis.
Conheça suas necessidades
É importante saber que o ERP apresenta diversas funções, customizáveis ao negócio. Tendo isso em mente, é preciso entender as necessidades da empresa para melhor compreender no que a ferramenta pode auxiliar.
Questões que envolvem entendimento do porte do negócio, ramo de atuação, departamentos que podem aproveitar o sistema, detalhamento dos processos que podem ser melhorados e possibilidades de integração a outros sistemas são essenciais para entender as necessidades da sua empresa.
Somente aderindo adesão ao sistema correto para suas necessidades, é possível tirar o máximo proveito das funções da ferramenta.
Engaje os times para maior aproveitamento
Com o entendimento das necessidades do negócio, para que as boas práticas sejam mais efetivas, é importante que os colaboradores da empresa sejam devidamente engajados a utilizar o ERP. Isso pode ser feito através de apresentações dos benefícios da ferramenta, bem como treinamentos completos que mostram toda a facilidade que ela promove.
Treinar constantemente os times garante que, ao longo do tempo, a cultura da organização esteja habituada a trabalhar com processos de gestão dentro da ferramenta, fazendo com que no médio e longo prazo a empresa tenha mais objetividade, eficiência e eficácia nas tarefas, aumentando a produtividade geral das equipes.
Registre Dados Importantes no ERP
Com o ERP contratado e times treinados, será necessário abastecê-lo de dados. Neste sentido, é de suma importância que os cadastros iniciais sejam sólidos e confiáveis, e que ao longo do tempo o ERP seja constantemente atualizado com cada vez mais informações, com o objetivo de produzir um histórico que forneça um panorama que possibilite insights estratégicos ao gestor.
É importante que o registro de dados no sistema seja parte do cotidiano da empresa. Quanto mais informação, melhor.
Centralize as Informações no ERP
Como já dito, com a implantação do ERP, os processos da empresa tendem a se tornar mais simples e eficazes. Diversos processos que envolvem as partes financeira, fiscal, de compras, estoque, comercial, entre outras, podem ser criados e gerenciados através da ferramenta, facilitando a organização interna do negócio.
Tendo isso em mente, é interessante que – ao invés de estarem espalhadas em diversas planilhas separadas, essas informações de diversas frentes estejam centralizadas na ferramenta – visando utilizar todos os seus módulos e possibilidades.
Evolua os Processos
Para que o ERP auxilie o gestor constantemente, é essencial que este revisite as necessidades e repense as demandas do negócio com base na geração de dados da ferramenta. Com o mercado em constante mudança, é importante que essa realidade seja notada para que a ferramenta seja abastecida de informações relevantes e que conversem com as demandas do real consumidor dos produtos oferecidos pela empresa.
Essas foram algumas sugestões para melhor utilizar o ERP na sua empresa. Pensar na ferramenta e em como ela se relaciona e pode ser adaptada às necessidades do seu negócio é essencial para que se tire 100% do que ela tem a oferecer.